quinta-feira, 10 de março de 2011

OFERTA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

             Prezado Professor da Rede Pública, 


            Confira abaixo os cursos que a UFRN oferece para você, gratuitamente, uma parceria MEC e a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores.

Curso 1 > Título do Curso: Novas vertentes metodológicas na perspectiva da biodiversidade e da formação cidadã
Docentes: Marcos Antônio de Andrade Medeiros, Elineí Araújo-de-Almeida, Rosângela Gondim D’Oliveira, Celcimar Alves Câmara e Maria de Fátima Souza
Público-alvo: Professores que atuam com Ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
Carga horária: 180 horas/atividades (Aperfeiçoamento)
Modalidade: Presencial (20% da carga horária serão destinados às atividades vivenciais, desenvolvidas pelos professores/cursistas na sua própria escola.)

Curso 2  >Título do Curso: Pedagogia do Movimento na Infância
Docentes:  Cida Dias,  Augusto Dantas, Naire Jane, Alysson Carvalho, Petrúcia Nóbrega, Gilvânia Pontes, Elizabete Jatobá.
Público-alvo: Professores que atuam na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e professores que atuam em cursos de formação de professores.
Carga horária: 90 horas/atividades (Atualização)
Modalidade: Presencial (20% da carga horária serão destinados as atividades vivenciais, desenvolvidas pelos professores/cursistas na sua própria escola.)

Curso 3 >Título do Curso: Conhecimento, apreciação e prática em Artes Visuais
Docentes: Marcos Alberto Andruchak, Luciano Bezerra  e Olavo Bessa
Público-alvo: Professores que atuam no Ensino de Arte no Ensino Médio
Carga horária: 180 horas/atividades (Aperfeiçoamento)
Modalidade: Presencial (20% da carga horária serão destinados às atividades vivenciais, desenvolvidas pelos professores/cursistas na sua própria escola.)

Curso 4 > Título do Curso: Dança e Pluralidade Cultural
Docentes: Karenine de Oliveira Porpino, Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio, Lara Rodriguez Machado, Rosie Marie Medeiros, Maria de Lurdes Paixão e Teodora de Araújo Alves.
Público-alvo: Professores que atuam no Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio
Carga horária: 180 horas/atividades (Aperfeiçoamento)
Modalidade: Presencial (20% da carga horária serão destinados às atividades vivenciais, desenvolvidas pelos professores/cursistas na sua própria escola.)

Curso 5 > Título do Curso: Oficina de educação musical.

Docentes: Jean Joubert Freitas Mendes, Valéria Lazaro de Carvalho, Amélia Martins Dias Santa Rosa, Maria de Lourdes Lima de Souza Medeiros, Isaac Samir Cortez de Melo, Carolina Chaves Gomes e Cleide Alves da Silva.
Público-alvo: Professores que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio
Carga horária: 180 horas/atividades (Aperfeiçoamento) distribuídas em um final de semana a cada mês (sexta e sábado).
Modalidade: Presencial (20% da carga horária serão destinados às atividades vivenciais, desenvolvidas pelos professores/cursistas na sua própria escola.)

O curso está sendo oferecido preferencialmente para professores que ministram a disciplina de Artes atuantes nos anos finais do ensino fundamental, no entanto, havendo vagas, receberemos professores atuantes nos demais níveis de ensino. Professores com qualquer formação, mas que atuam no ensino de Artes, podem se inscrever.

O curso será oferecido em cinco municípios, simultaneamente: Natal, Caicó, Nova Cruz, João Cãmara e Açu, tendo início no dia 01/04 de 2011.  Estão sendo oferecidas 50 vagas para cada município, num total de 250 vagas. O encerramento do Curso se dará em novembro de 2011.
Excepcionalmente, no mês de abril, teremos curso em dois finais de semana: 01 e 02/04 e 08 e 09/04.
Após o encerramento das inscrições, entraremos em contato, participando os locais a serem realizados cada curso, em seu respectivo município.

Inscrições:
Além da inscrição online, os candidatos deverão enviar, escaneados, para o e-mail  oficinademusicaufrn@gmail.com     os seguintes documentos:
1. Declaração da direção ou coordenação da Escola da rede pública, confirmando que o professor encontra-se em exercício, ministrando a disciplina Arte.
2. Uma carta de intenção, contendo suas motivações para participar do Curso, com no mínimo 30 linhas.

Inscrições prorrogadas até o dia 06/04 (quarta-feira) somente para os municípios de João Câmara, Assu, Caicó e Nova Cruz.

CARACTERÍSTICAS DO CURSO

O curso será dividido em três módulos disponibilizados abaixo. Serão necessários três encontros (um por mês) para cada módulo. 

Módulo 1 – Pedagogia e Fazeres I 
Ementa: Pressupostos teórico-práticos da música como linguagem artística, expressão da cultura e da corporeidade. Compreensões do corpo na história da música e suas influências e (re) significações na Educação.  
Data de realização: 01 e 02/04; 08 e 09/04; 06 e 07/05/2011

Módulo 2 – Pedagogias e Fazeres II
Ementa: Música nas Escolas: princípios pedagógicos e teórico-metodológicos que fundamentam o ensino e aprendizagem da música e sua prática.
Data de realização: 10 e 11/06; 01 e 02/07; 05 e 06/08/2011

Módulo 3 – Pedagogia e Fazeres III  
Ementa: Processos criativos e desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de música a partir de seus elementos constitutivos; Autonomia para a criação, reflexão e prática no ensino aprendizagem de música. 
Data de realização: 02 e 03/09; 07 e 08/10; 04 e 05/11/2011

Horário de realização do curso:

- Sextas-feiras de 18h às 22h
- Sábados de 8h às 12h10min e de 13h30min às 18h30min 


Curso 6 > Título do Curso: Infância e Ensino Fundamental de 9 anos: currículo e trabalho pedagógico nos três primeiros anos
Docentes:  Márcia Gurgel, Francisco Cláudio, João Valença, Giane Bezerra, Estela Campelo, dentre outros.
Público-alvo: Professores que atuam na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental .
Carga horária: 200 horas/atividades (Aperfeiçoamento)
Modalidade: Presencial (20% da carga horária serão destinados às atividades vivenciais, desenvolvidas pelos professores/cursistas na sua própria escola.)
 INFORMAÇÕES > Acesse - http://programacontinuum.blogspot.com
·         CONTATO > Pelo e.mail – programacontinuum@hotmail.com
·         INSCRIÇÕES > Acesse o  site – www.ufrn.br.  Click no lado direito SIGAA. Depois, do lado esquerdo click EXTENSÃO e em seguida INSCRIÇÕES ON-LINE. Identifique na página o curso e faça sua inscrição.
·         INÍCIO > Março ou Abril, a depender do curso.
·         Fone :  94515406  (Profª Sandra Borba – Coordenação Geral)

5 comentários:

  1. Fiz minha inscrição no curso de Pedagogia do Movimento na Infância. Aqui não tem nada mencionando a mensagem que recebi do Sigaa, que diz que é preciso enviar currículo e declaração da escola em que está atuando.
    Gostaria de saber se é preciso enviar estes documentos, até quando posso enviá-los e como será feita esta apresentação de documentos (se por e-mail ou pessoalmente).
    Grata desde já,
    Priscila Damaceno.

    ResponderExcluir
  2. Por favor gostaria de falar urgente com a professora Giane Bezerra assunto do interesse dela e não consigo falar pelo telefone celular nem fixo professora entre em contato comigo é muito importante. Professora Evãnia Santos tel:88883186 - 32148304 - e-mail evaniasantos@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Boa noite eu fiz minha inscrição no curso de Infância e Ensino Fundamental de 9 anos: currículo e trabalho pedagógico nos três primeiros anos mas até agora não me responderam se a minha inscrição foi aceita ou não,pois eu indiquei algumas colegas e elas já receberam a resposta.
    fabiananinho@gmail.com
    Sou Grata desde já.

    ResponderExcluir
  4. SOU DACINEIDE SANTOS DE SÃO JOÃO DO SABUGI-POLO DE CAICO E AINDA NÃO RECEBI NENHUMA RESPOSTA.Curso 6 > Título do Curso: Infância e Ensino Fundamental de 9 anos: currículo e trabalho pedagógico nos três primeiros anos

    ResponderExcluir
  5. oi, queria saber se houve alguma erro com a minha inscrição no curso de Infância e Ensino Fundamental de 9 anos, pois não recebi a confirmação por e-mail. Agradeço desde já a atenção. Meu nome é Klenya e meu e-mail é klenyagurgel83@hotmail.com

    ResponderExcluir