terça-feira, 28 de junho de 2011

Curso 07: Formação de professores do ensino fundamental em Educação Especial


Objetivo: Capacitar professores do ensino básico para o processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, tendo em vista seu ingresso, acesso e permanência, com qualidade, no ambiente escolar.


Ementa: Fundamentos histórico-conceituais da educação inclusiva; o desenvolvimento de políticas públicas no atendimento de alunos com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; aspectos curriculares e metodológicos do processo ensino-aprendizagem no contexto da educação inclusiva; a prática docente no cotidiano da escola inclusiva.

O curso proposto será ministrado através dos módulos, a saber:

1. Fundamentos em Educação Inclusiva (20h)
2.  O desenvolvimento de políticas públicas e a inclusão escolar (20h)
3. A formação docente e a inclusão escolar (20h)
4. A Tecnologia Assistiva  e a inclusão digital como promoção da educação inclusiva de alunos com deficiências, transtornos e altas habilidades (20h)
5. Inclusão escolar de alunos com deficiência visual (20h)
6. Inclusão escolar de alunos com surdez (20h)
7. Inclusão escolar de alunos com deficiência física (20h)
8. Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual (20h)
9. Reflexão da prática escolar: por uma perspectiva inclusiva (20h)
Professores confirmados:
Prof. Dr. Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo
Profa. Ms. Francileide Almeia Batista
Profa. Ms. Érika Soares Oliveira
Profa. Dra. Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva
Profa. Ms. Cláudia  Regina Kraz
Profa. Ms. Conceição Bezerra Varella
Municípios pólos:
Santa Cruz - 50 vagas (25 para professores da rede estadual e 25 para professores da rede municipal)
Nova Cruz -  50 vagas (25 para professores da rede estadual e 25 para professores da rede municipal)
Currais Novos - 50 vagas (25 para professores da rede estadual e 25 para professores da rede municipal)
Mossoró - 50 vagas (25 para professores da rede estadual e 25 para professores da rede municipal)
Macau - 50 vagas (25 para professores da rede estadual e 25 para professores da rede municipal)
(O curso será ministrado, aos sábados) nos municípios acima indicados)



Período de inscrições: 4 a 15 de julho
  • Ser professor e estar em sala de aula do ensino fundamental (em escola regular) ou Sala Multifuncional;
  • Apresentar declaração da escola comprovando que se encontra em sala de aula;
  • Apresentar uma carta de intenção (Por que quer fazer o curso);
  • Apresentar currículo simplificado.
 (Os documentos deverão ser escaneados e enviados via e-mail: escritadoscadernos@gmail.com
Local das inscrições: On line - Pelo  SIGAA -  Sistema Integrado de Gestão de Atividades (Página da UFRN)



Resultado da seleção: 22 de julho
Início do curso: 6 de agosto - Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h
Coordenação: Profa. Dra. Luzia Guacira dos Santos Silva


Calendário de aplicação dos módulos 


MÓDULO
DATA
1 – Fundamentos em Educação Inclusiva
06  e 13/ AGOSTO
2 – O desenvolvimento de políticas públicas e a inclusão escolar
20  e 27/ AGOSTO
3- A Formação Docente e a Inclusão Escolar
03 e 10/ SETEMBRO
4 - Tecnologia Assistiva e a Inclusão Digital como Promoção da Educação Inclusiva de Alunos com Deficiências, Transtornos Globais
17 e 24
SETEMBRO
5 – Inclusão escolar de alunos com deficiência visual
01 e 08
OUTUBRO
6 – Inclusão escolar de alunos com surdez
15 e 22/ OUTUBRO
7- Inclusão escolar de alunos com deficiência física
29 de OUTUBRO
05 de NOVEMBRO
8- Inclusão escolar de alunos com deficiência mental
12 e 19 / NOVEMBRO
9- Reflexão da Prática Escolar: por uma Perspectiva Inclusiva
26  NOVEMBRO
03 DEZEMBRO

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